Comemoração dos 5 anos da AME-Joinville

No dia 18 de agosto de 2019 tivemos uma reunião especial. Além de tratar sobre os assuntos das abelhas, como de costume, reservamos um momento para comemorar os cinco anos da AME-Joinville. Aqui está o vídeo, que foi passado como uma retrospectiva.


Algumas homenagens também foram entregues: para aqueles membros que participaram do grupo desde sua fundação até hoje. E em especial, com muita alegria, para o Adeniso e o Antônio, que sonharam com essa associação e continuam, com toda humildade, dando tudo de si para seu bem. Parabéns!




Fica o sentimento de gratidão por toda essa caminhada, e o desejo e a vontade de crescer ainda mais, continuar com toda essa força e passar ainda por muitos anos de forma igualmente satisfatória.
Agradecemos a cada um que contribuiu, ativamente ou simplesmente pela presença, por todo o apoio. Seguimos em frente, empenhando-nos pela causa das nossas queridas e importantíssimas abelhas sem ferrão.


Comemoração dos nossos 5 anos!

No dia 17/08/2014, nascia o grupo que viria a ser a AME-Joinville. Estamos a poucos dias de completar 5 anos de existência, e queremos comemorar isso na nossa reunião do dia 18/08/2019.

A reunião iniciará no horário e local de sempre, às 8:30h na antiga fundação 25 de julho. Teremos algumas atividades para relembrar e homenagear o passado do nosso grupo, celebrando todas as conquistas que já tivemos.
E convidamos a todos os integrantes do grupo para participar de um almoço após a reunião, no "Recanto Gil", onde cada um pagará o seu almoço. Assim podemos confraternizar e tornar este dia ainda mais especial. O Recanto Gil fica na Estrada do Pico. O valor do almoço fica R$ 32,00 por pessoa.

Nos vemos lá!

Como são as nossas reuniões?

Pois é, este ano já vamos completar 5 anos de existência da AME-Joinville (tudo bem, faltam alguns meses ainda hehe!). E cada vez mais pessoas têm se interessado pelas abelhas sem ferrão. Muita gente gostaria de receber um pouco de apoio, mas não sabe encontrar. Associações são um ótimo meio de conseguir ajuda em alguma atividade, e para que muito mais pessoas se sintam à vontade para participar das reuniões da nossa associação, queremos apresentar um pouco do que acontece nas nossas reuniões mensais. Para isto, vamos mostrar o exemplo da última reunião, que aconteceu agora em abril.

Normalmente, iniciamos o encontro às 8h da manhã, com um momento de café e troca de mudas
Aqui a troca de mudas rendeu!
apícolas e experiências. É gostoso chegar, cumprimentar pessoas conhecidas e conversar com desconhecidos, fazendo novos contatos e amizades, que resultam em melhorias na atividade da meliponicultura. A maioria das pessoas que participam, têm a meliponicultura simplesmente como hobby, tem sempre muitos novatos, mas também aqueles que compartilham o conhecimento adquirido em anos de experiência. A troca de mudas também é sempre muito boa, contribuindo para espalhar plantas pela cidade, que são muito visitadas pelas nossas abelhas. Todo mundo pode trazer as mudas ou sementes que quiser, desde que sejam de plantas apícolas. Mas quem não conseguir trazer, pode levar mudas também, o objetivo é espalhar pasto apícola pela cidade!
Produtos artesanais não faltam!
Neste momento, ocorre também a comercialização de produtos desenvolvidos pelos participantes do grupo.

Este primeiro momento vai das 8 às 9 horas, mais ou menos.
Nivaldo ajudando o Antônio e
Adeniso no sorteio de brindes.
O bom é que quem quer chegar só às 9:00h, não chega atrasado, mas somente perde este primeiro momento tão agradável. Pelas 9h então começamos juntos com um momento de avisos, partilha de novidades, organização de eventos, tira-dúvidas e outros assuntos importantes. Neste momento ocorre também, normalmente, um sorteio de brindes, de materiais interessantes para a meliponicultura ou itens relacionados à mesma. Há quem já tirou a sorte grande neste momento! O sorteio normalmente é feito entre todas as pessoas que assinaram o livro de presenças. Para assinar, basta estar lá. Não é necessário ser membro ou comprometer-se com a associação. Qualquer pessoa interessada é bem-vinda.


Antônio e Rodrigo, fazendo 
a demonstração de uma 
transferência de enxame 
da isca para a caixa.
Após este momento, o grupo normalmente se divide em grupos de estudo menores. Sempre temos um grupo de iniciantes, e um de manejo. Outros grupos são, por exemplo, de produção de mel ou outros produtos, dependendo das intenções dos participantes. Estes grupos menores são ótimos para falar com outras pessoas com necessidades similares. Muitas vezes os grupos fazem algum tipo de prática, para aprender juntos. Afinal, quem é iniciante, por exemplo, precisa pelo menos ter visto uma divisão de perto uma vez, para fazer suas próprias divisões com mais segurança. 
Uma visita ao nosso meliponário 
não pode faltar!



E é isso, os encontros terminam lá entre 11:00 e 12:00, normalmente. Ficou curioso? Chega lá na próxima reunião, você será muito bem vindo!




A cada encontro nos surpreendemos 
com o número de participantes!
Fotos do grupo presente no encontro de abril/ 2019.






Festa das flores 2018

Como sempre, nossa presença na festa das flores foi uma experiência incrível! O nosso estande estava bonito e atraiu a atenção de milhares de visitantes. Alguns que nunca tiveram a oportunidade de conhecer as nossas queridas abelhas sem ferrão.
Parabéns a todos os envolvidos por deixar o nosso estande funcionando, seja pela organização, seja pela disponibilidade de passar um tempo lá atendendo o público.
Confira algumas fotos do que aconteceu na festa:


Em alguns momentos, eram tantos visitantes que mal dávamos 
conta de atender a todos!
O estande atraiu visitantes de todas as idades ...

... de todas mesmo!
Alguns dos materiais e produtos que estavam 
expostos.
Uma parte da equipe!
Mais uma parte da equipe!

E mais uma parte da equipe! 
Não é possível mostrar todos aqueles que ajudaram aqui, porque teve muitas pessoas da associação dispostas a trabalhar. Em cada período, o grupo era outro! Esta disposição em ajudar é que deixa o nosso grupo forte, muito obrigado a todos!

Festa das flores 2018

Uma ótima notícia aos amigos das abelhas sem ferrão!

https://www.festadasflores.com.br/Estaremos novamente presentes na tradicional festa das flores em Joinville. Esta é a 80ª edição da festa, e a AME-Joinville terá um estande onde estará expondo alguns materiais para divulgação, alguns enxames para visualização, e alguns produtos (não alimentícios) para venda.

A festa acontece do dia 13 ao dia 18 de novembro de 2018. Confira a programação completa na página da festa das flores, clicando na imagem ao lado.

Por conta da festa, a reunião da AME-Joinville não será no 3º domingo desse mês, como de costume, mas no domingo seguinte à festa, no dia 25 de novembro. Ficamos felizes com sua visita.

Confira lá! A Festa das Flores por si já vale a pena visitar. Com a oportunidade de conhecer mais sobre as abelhas sem ferrão, então, melhor ainda!

Aguardamos sua visita.


CONBRAPI 2018

Falta um mês para o CONBRAPI 2018!

Todas as informações já estão disponíveis no site do congresso. Será a 22ª edição do congresso brasileiro de Apicultura e a 8ª edição do congresso brasileiro de Meliponicultura.

Fique atento às datas de inscrição!

Quem não fizer a inscrição para o evento inteiro, terá a oportunidade de visitar algumas partes da programação isoladamente. Mas para garantir o melhor aproveitamento, garanta sua inscrição para ter acesso às palestras, além da feira e outras programações.

Clique na imagem para ser direcionado ao site oficial do CONBRAPI 2018.

Nos vemos lá!