Como fazer ninho-isca com garrafa PET

Não demora mais muito para a primavera chegar e, com isso, a época das abelhas sem-ferrão enxamear. E é neste momento que quem deseja obter novas colmeias na natureza deve espalhar suas iscas nos locais onde espera capturar algum enxame. Aqueles que já estão há tempo no ramo, têm a prática e as "manhas", mas para aqueles que estão começando na meliponicultura, vamos explicar como se prepara estes ninhos-isca. Na reunião do mês passado, já tivemos uma aula demonstrativa com alguns membros mais experientes da nossa associação. Quem não pôde estar, ou quem simplesmente quer rever o modo de fazer, confira a seguir.
Em primeiro lugar, vamos deixar claro que não existe uma maneira certa ou errada de fazer estas iscas. O importante é que as abelhas se sintam atraídas a fazer um novo ninho na isca. O restante dá pra modificar, conforme preferências, necessidades e praticidade. Mostramos aqui um dos métodos mais utilizados, que é uma isca em garrafa PET na posição vertical. 
O primeiro passo é o preparo do extrato atrativo. Este extrato é feito com geoprópolis de qualquer espécie de abelha sem ferrão. O geoprópolis contém feromônios, que são substâncias químicas produzidas pelas abelhas. Estes feromônios irão atrair as abelhas. Mistura-se o geoprópolis com álcool (acima de 90%, pode ser combustível ou álcool de cereais, por exemplo) em partes iguais. Durante algumas semanas, esta mistura precisa ser agitada regularmente, para que o álcool dissolva a geoprópolis. Depois desse tempo, o extrato está pronto para uso.
Antes de continuar, pense na abelha que deseja capturar. Cada espécie tem as suas preferências, principalmente no que diz respeito ao tamanho e localização do ninho. A espécie mais comum de ser capturada na região de Joinville é a Jataí, que se adapta bem em garrafas de 2 litros. Mirins podem ocupar iscas um pouco menores, já as mandaçaias precisam normalmente de mais espaço.
A garrafa deve estar limpa, sem restos de refrigerante.   
Despeje, com cuidado e com uso de um funil, um pouco do extrato dentro de uma garrafa PET. Feche com a tampa e agite a garrafa, para que o extrato impregne todo o interior da garrafa. O líquido restante ainda pode ser usado para várias outras garrafas, até não sobrar nada. É recomendável deixar secar a garrafa com a boca para baixo, e depois repetir o processo, para reforçar o cheiro dentro da garrafa.
Faz-se então alguns furos nas extremidades, para garantir a ventilação e evaporação da umidade.
Para facilitar a entrada das abelhas, coloca-se um pedaço de mangueira, cano, ou joelho de cano de PVC na boca da garrafa. O joelho interno de mangueira é ótimo para jataís e várias outras abelhas.
Você vai ver que colocando este joelho por dentro da boca da garrafa, sobra um espaço. Isto é desejável, pois assim a umidade consensada dentro da garrafa pode escorrer, não prejudicando o enxame. O joelho (cano/mangueira) pode ser preso com um arame, e na sua extremidade é importante colocar um pouco de cera de abelha (de preferência das abelhas sem ferrão, mas é possível utilizar outra). Esta cera as abelhas podem utilizar quando iniciarem a construção do novo ninho.
Agora, para fazer a isolação térmica, enrola-se a garrafa com jornal ou papelão. Isto serve também para escurecer o interior da isca. Por fora, ainda é preciso passar um plástico escuro, também para escurecer, mas principalmente para proteger a isca da chuva. Pedaços de lona ou sacos de lixo podem ser usados. O plástico é preso com fita adesiva, tomando-se o cuidado para fechar bem, impedindo de entrar água da chuva. Somente o cano de entrada com a cera deve ficar por fora.
Pronto! Agora é hora de armar a isca. Ela precisa ficar abrigada do sol, pois senão, esquentará muito por dentro, matando qualquer enxame. Pode ser amarrada em árvores grossas, a uma altura de ca. de 0,5 a 1,5 metros do chão, ou em qualquer local protegido a qualquer altura, onde você acha que as abelhas possam passar. Uma dica é colocar as iscas perto de corpos d'água.
E por fim, é só passar de vez em quando para controlar se houve alguma captura ou não. É importante não tirar a isca logo depois que as abelhas entrarem, pois diferente da abelha-do-mel, a rainha chega bem depois das primeiras operárias. Quando o ninho estiver bem estabelecido, precisa ser transferido para uma caixa racional, onde ficará, se tiver os cuidados certos, viva por muitos anos.

Boa sorte!

Dúvidas, perguntas, dicas, observações? Comente abaixo!

Um comentário:

  1. Muito bom o texto, simples e direto.

    Parabéns pelo trabalho que a Associação vem desenvolvendo na recuperação/preservação de enxames de abelhas sem ferrão!

    ResponderExcluir