Sobre a Associação

A Associação de Meliponicultores de Joinville (AME-Joinville) foi fundada no dia 17/08/2014, numa reunião com várias pessoas interessadas, na casa do meliponicultor Antônio Carlos Xavier. Nesta reunião, foram definidos o nome, a sigla e outros detales importantes. Os encontros da associação foram definidos para ocorrer mensalmente na Fundação 25 de Julho de Joinville.

Um dos objetivos da associação é unir os meliponicultores do município de Joinville, para promover a troca de informações e conhecimento dando apoio àqueles que desejam iniciar ou ampliar sua criação.

A AME-Joinville visa a criação conservacionista de abelhas nativas da região de Joinville.
O que importa, para a criação conservacionista, é garantir a sobrevivência de todas as espécies.

Existem cerca de 500 espécies de abelhas sem ferrão no Brasil. Estas são nativas, diferente da abelha Apis mellifera, conhecida como abelha européia, africana ou africanizada. Assim, ao criar as espécies nativas, o meliponicultor contribui para a conservação da fauna nativa. Além disso, as abelhas são os principais polinizadores da maioria das espécies vegetais, sendo assim a criação de abelhas uma maneira de garantir a perpetuação das plantas e a produção de frutos.

Os meliponíneos, nome que é a denominação científica das abelhas sem ferrão, são abelhas sociais que produzem mel como uma forma de armazenar alimento. Este mel tem gosto e consistência diferentes do mel de Apis mellifera, e há diferenças entre os méis das diversas espécies de meliponíneos. Alguns desses méis são considerados medicinais, sendo também aromáticos.

A AME-Joinville recebe apoio científico do LABEL (Laboratório de Abelhas da Univille), sob coordenação da Profa. Dra. Denise M. D. S. Mouga. É importante conhecer as espécies que se cria, para garantir que sejam criadas espécies nativas da região. É importante também conhecer estas espécies pelos seus nomes científicos, pois os nomes populares variam muito de região para região, podendo uma mesma espécie ter mais de um nome popular.

9 comentários:

  1. boa noite amigos tenho algumas comeia de abelha mirim para negociar,

    ResponderExcluir
  2. gostei muito, tenho interesse em saber pois quero criar uma colméia sem ferrão urbana mas para robi, e onde posso obter os mecanismos certos e orientações.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Podes fazer o curso de criação de abelhas sem ferrão , gratuito ,na Scient & Veritas. scienteveritas.com.br
      Eu iniciei este curso agora em julho\2017

      Excluir
  3. Olá sou da AME- ES. Desejo entrar em contato com representante legal.
    Presidencia.ame-es@gmail.com

    ResponderExcluir
  4. Bom dia.
    Gostaria de saber se é possivel comprar abelhas sem ferrão.
    obrigado.
    fico no aguardo

    ResponderExcluir
  5. Olá gostaria de adquerir algumas abelhas sem ferrão

    ResponderExcluir
  6. Quero começar a criar abelha sem ferrão e quero saber onde consigo comprar

    ResponderExcluir