Bombons de pólen prontos para uso. (Foto: Adeniso D. Costa) |
Os bombons de pólen podem ser utilizados para enriquecer a alimentação proteica em períodos de escassez de alimento para as abelhas. São um substituto do pólen que normalmente as abelhas coletam em grande quantidade, e as abelhas sem ferrão estocam em potes separados, parecidos com os potes de mel.
Para preparar esses bombons, pode-se utilizar simplesmente pólen de Apis, ou de ASF, formar pequenas bolas e mergulhar em cera derretida.
Outra forma de fazer, é misturando algumas colheres de farinha de soja com um pouco de cera (pode ser de Apis), e água para deixar uma massa firme. Cozinhar ou esquentar para misturar bem. Depois de esfriar, pode-se acrescentar pólen e mel de Apis ou outro. Desta massa, também se forma pequenas bolinhas e mergulha-se na cera quente.
Bombom de pólen na caixa de mandaçaia. (Foto: Adeniso Dalla Costa) |
O processo de mergulhar é para deixar as bolinhas parecidas com um pote de pólen das ASF. Para isto, deve-se enfiar um palito ou barbante na bolinha de passa ou pólen, para segurar. Após a cera esfriar, o palito/ barbante pode ser removido, e o "potinho de pólen" artificial é colocado diretamente na caixa.
Existem outras receitas de bombons, e inclusive outras formas de fornecer alimento proteico às abelhas. Se você já teve sucesso com alguma receita, compartilhe-a conosco, abaixo, nos comentários!
O mel de após pode transmitir algumas enfermidades para as MQQ, para fazer os bombons é utilizado mel. Posso utilizar mel de outras ASF, como o da Jataí?
ResponderExcluirfaz não
ResponderExcluirfaz não
ResponderExcluir