Como são as nossas reuniões?

Pois é, este ano já vamos completar 5 anos de existência da AME-Joinville (tudo bem, faltam alguns meses ainda hehe!). E cada vez mais pessoas têm se interessado pelas abelhas sem ferrão. Muita gente gostaria de receber um pouco de apoio, mas não sabe encontrar. Associações são um ótimo meio de conseguir ajuda em alguma atividade, e para que muito mais pessoas se sintam à vontade para participar das reuniões da nossa associação, queremos apresentar um pouco do que acontece nas nossas reuniões mensais. Para isto, vamos mostrar o exemplo da última reunião, que aconteceu agora em abril.

Normalmente, iniciamos o encontro às 8h da manhã, com um momento de café e troca de mudas
Aqui a troca de mudas rendeu!
apícolas e experiências. É gostoso chegar, cumprimentar pessoas conhecidas e conversar com desconhecidos, fazendo novos contatos e amizades, que resultam em melhorias na atividade da meliponicultura. A maioria das pessoas que participam, têm a meliponicultura simplesmente como hobby, tem sempre muitos novatos, mas também aqueles que compartilham o conhecimento adquirido em anos de experiência. A troca de mudas também é sempre muito boa, contribuindo para espalhar plantas pela cidade, que são muito visitadas pelas nossas abelhas. Todo mundo pode trazer as mudas ou sementes que quiser, desde que sejam de plantas apícolas. Mas quem não conseguir trazer, pode levar mudas também, o objetivo é espalhar pasto apícola pela cidade!
Produtos artesanais não faltam!
Neste momento, ocorre também a comercialização de produtos desenvolvidos pelos participantes do grupo.

Este primeiro momento vai das 8 às 9 horas, mais ou menos.
Nivaldo ajudando o Antônio e
Adeniso no sorteio de brindes.
O bom é que quem quer chegar só às 9:00h, não chega atrasado, mas somente perde este primeiro momento tão agradável. Pelas 9h então começamos juntos com um momento de avisos, partilha de novidades, organização de eventos, tira-dúvidas e outros assuntos importantes. Neste momento ocorre também, normalmente, um sorteio de brindes, de materiais interessantes para a meliponicultura ou itens relacionados à mesma. Há quem já tirou a sorte grande neste momento! O sorteio normalmente é feito entre todas as pessoas que assinaram o livro de presenças. Para assinar, basta estar lá. Não é necessário ser membro ou comprometer-se com a associação. Qualquer pessoa interessada é bem-vinda.


Antônio e Rodrigo, fazendo 
a demonstração de uma 
transferência de enxame 
da isca para a caixa.
Após este momento, o grupo normalmente se divide em grupos de estudo menores. Sempre temos um grupo de iniciantes, e um de manejo. Outros grupos são, por exemplo, de produção de mel ou outros produtos, dependendo das intenções dos participantes. Estes grupos menores são ótimos para falar com outras pessoas com necessidades similares. Muitas vezes os grupos fazem algum tipo de prática, para aprender juntos. Afinal, quem é iniciante, por exemplo, precisa pelo menos ter visto uma divisão de perto uma vez, para fazer suas próprias divisões com mais segurança. 
Uma visita ao nosso meliponário 
não pode faltar!



E é isso, os encontros terminam lá entre 11:00 e 12:00, normalmente. Ficou curioso? Chega lá na próxima reunião, você será muito bem vindo!




A cada encontro nos surpreendemos 
com o número de participantes!
Fotos do grupo presente no encontro de abril/ 2019.






Um comentário: